Rogers começou elaborando a teoria de ''Aprendizagem centrada na pessoa'' e a partir daí, ele desenvolveu dois conceitos para melhor compreensão:
- ''tendência atualizante: correlação entre a experiência real e a simbólica, considerando as necessidades além das que seriam elementares da nossa existência
- ''tendência não-deretividade: é a autonomia da pessoa na sua escolha de qual direção seguir (''o cliente pode tomar as rédeas se ser guiado por um técnico''
Bom, ele também conceitua a ''Aprendizagem centrada no aluno'' que contrasta o modelo tradicional que tudo gira em volta do professor, porque para Rogers, o centro deve ser o aluno e ele precisa correr atras, ter iniciativa própria, ou seja, o indivíduo deve interiorizar o processo de aprendizagem, e o professor apenas facilitá-lo.
Para isso, o professor precisa aceitar os alunos como eles são, e permitir que expressem suas opiniões sem julgá-las. Deste modo, é criado um ambiente escolar sem pressão, já que as atividades planejadas são feitas com eles e não para eles, O aluno, então, passa a ter um desenvolvimento intelectual e um crescimento como pessoa,
Esse texto parece ter muita ligação com o texto que falei da postagem passada, porque é como se ele encontrasse uma ''solução'' para mudar o sistema tradicional o qual Rogers tanto critica. Mas como disse anteriormente, é preciso de interesse dos alunos para isso funcionar. Rogers definiu a aprendizagem como sendo uma ''insaciável curiosidade'', já que os alunos aprendem aquilo porque para eles, é significante. E o desinteresse é um dos piores inimigos da aprendizagem. É por isso que os professores devem tentar ir ao encontro do que o aluno tenta compreender, e caso necessário, reformular o método de ensinar, para que o aluno tenha um papel ativo de intervenção no seu próprio processo de aprendizagem.
O aluno deve abandonar a passividade, buscar entender, pesquisar sobre o assunto, e caso tenha dúvidas aí sim procurar o professor (nesse caso o professor é apenas um facilitador). Então, aprender é um processo de contribuição no qual o aluno tem o maior papel e o professor é apenas um orientador que acredita na capacidade de aprender e pensar sozinho do aluno.
E agora que foi apresentado este método, diferente do qual estamos acostumados (aula expositiva), o que você pensa sobre? Daria certo? Seria melhor pros alunos? Penso que esse método tornaria os alunos muito mais independentes, com mais interesses, e sempre buscando novas aprendizagens, mas é preciso de muita disciplina para isso dar certo.
Referência: Capelo, F.M. (2010) Aprendizagem Centrada na Pessoa: Contribuição para a compreensão do modelo educativo proposto por Carl Rogers Revista de Estudos Rogerianos, A Pessoa como Centro, no. 5

Nenhum comentário:
Postar um comentário